sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Divulgação


Organização


1º.) Sessões de comunicações cientificas (SCCs) 

Serão realizados na tarde do dia 29 de agosto de 2013. 
Estão abertos a pesquisadores que vem pesquisando fenômenos religiosos, religiosidades e religiões nas sociedades contemporâneas (sendo este um critério fundamental para que a proposta de comunicação venha a ser eventualmente aceita). As SCCs estão abertas a alunos de graduação e pós-graduação que venham realizando pesquisas sobre esta temática mais geral. A comissão científica do evento se encarregará de avaliar as propostas e de formar os grupos conforme a qualidade, afinidade temática e pertinência das propostas. As propostas devem ser encaminhadas até o dia 4 de agosto para o email do evento. Sendo que no prazo de 5 dias após esta data a comissão científica entrará em contato com os proponentes com propostas deferidas confirmando a aprovação e a composição do seu respectivo SCCs, com os respectivos trabalhos. Igualmente a comissão organizadora tornará pública a composição dos SCCs e seus temas.


2º) Painel Um

Religiões e Religiosidades Brasileiras no Mundo Contemporâneo – Analisando a partir de dentro do contexto brasileiro:

Este Painel ocorrerá na noite do dia 29 de agosto de 2013 e terá como painelista principal a Profa. Dra. Brenda Carranza (PUC-Campinas, SP). A Profa. Carranza fará um painel sobre as transformações pelas quais vem passando o campo religioso brasileiro e as religiões e religiosidade no Brasil tendo em vistas as relações dessas mudanças e conexões do contexto brasileiro com outros contextos internacionais.  A Profa, Carranza usará como referência de análise seus respectivos estudos, que se remetem à essa temática. Após a apresentação da Profa. Carranza os Professores Dr. Fabio Lanza (UEL-PR) e Dr. Flávio Sofiati (UFG-GO) farão contrapontos à fala da Profa. Carranza, tendo por referencia seus estudos sobre religiosidade contemporânea. Em seguida o coordenador, Luis Ernesto Guimarães, abrirá para o debate com o publico presente.

3º.) Painel Dois

Religiões e Religiosidades Brasileiras no Mundo Contemporâneo – Analisando a partir do contexto externo:

Este Painel ocorrerá na manhã do dia 30 de agosto de 2013 e terá como painelista principal o Prof. Dr. Donizete Rodrigues (Universidade da Beira Interior, Portugal). O Prof. Dr. Donizete Rodrigues fará um painel sobre a presença religiosa brasileira no mundo contemporâneo tendo por referencia seus estudos sobre igrejas e missões brasileiras na Europa. Após a apresentação do Prof. Rodrigues os Professores Dr. Emerson Sena (UFJF-MG) e Dr. Antônio Braga (Unesp-SP) farão contrapontos à fala do Prof. Rodrigues, tendo por referencia seus estudos sobre religiosidade contemporânea. Em seguida o coordenador, James Feitosa, abrirá para o debate com o publico presente.


O evento se concluirá na manhã do dia 30 de agosto de 2013


Apresentação

O “Seminário Religiões e Religiosidades Brasileiras no Mundo Contemporâneo” é um evento que tem por principal escopo promover uma reflexão sobre as presenças, ausências e característica das religiões e das formas de religiosidade brasileira no mundo contemporâneo. Cientes de que não é possível esgotar uma temática tão complexa em um único evento, neste seminário propomos unir pesquisadores das áreas das ciências sociais que estudam a temática das religiões a fim de que eles possam trocar entre si e com o publico do evento os resultados de seus estudos, suas análises e perspectivas sobre esse tema (que é transversal à pesquisas e estudos que eles já vem realizando).

O tema escolhido para o seminário justifica-se, dentre outros motivos, pelo fato de que tanto o campo religioso brasileiro (no que estão incluso as religiões e formas de religiosidade) vem se transformando de forma significativa ao longo das últimas décadas, quanto pelo fato de que essas mudanças vêm tendo impactos sobre outras esferas da vida social brasileira, não se restringindo somente à própria esfera religiosa (são os casos, por exemplo, das esferas públicas, esferas midiáticas, das esferas de consumo, jurídico morais, dentre outras).

Igualmente é relevante o fato de que estas transformações estão conectadas tanto a dinâmicas internas da sociedade brasileira (fatores endógenos), quanto a fatores que dizem respeito ás atuais formas de inserções da sociedade brasileira na sociedade global e que envolvem tantos as influencias externas no contexto religioso interno da nossa sociedade (fatores exógenos), quanto as formas emergentes de influência da sociedade brasileira em outras sociedades (como o caso das missões religiosas originárias do Brasil em países das Américas, África e Europa).